terça-feira, 2 de novembro de 2010

Continuação Kumitê

Kihon kumite


Constitui o caminho usual para iniciar-se no domínio do kumite.As diferentes formas de realização é preciso contemplá-las por separado e adaptá-las às intenções didáticas mais adequadas a sua estrutura.


Gohon kumite


Enfrentados por casais, atacante e defensor dão cinco passos consecutivos, o um avançando e o outro retrocedendo. Os movimentos de ambos, ao igual que o único nível de ataque, estão estabelecidos de antemão, o mesmo que o contra-ataque, que se realiza ao finalizar. As ações técnicas devem mostrar uma perfeita forma de execução unida à força e precisão necessárias.


Sanbon kumite


Com desenvolvimento similar ao anterior, realiza-se dando três passos consecutivos. É conveniente como elemento de progressão que uno ou ambos dos componentes varie tanto as técnicas como os níveis de execução das ações.


Nihon kumite


-Com estrutura parecida aos dois anteriores, está formado por dois ataques lineares consecutivos, realizados em dois passos. Tanto os ataques desenvolvidos, como os níveis a que se efetuam podem variar, realizando-se ao final o correspondente contraataque.Os movimentos se realizam aumentando a velocidade tentando desenvolver o sentido do encadeamento, aumentando a fluidez nos deslocamentos e a utilização controlada da inércia nos ataques, aos quais deve adaptar-se o defensor, tentando não ser extravasado conseguindo a devida firmeza posicional e a distância adequada para realizar o contra-ataque.


Ippon kumite


A um só ataque, realizado num único passo, as ações de defesa e contraataque devem ser coordenadas e cada vez mais velozes. O alvo que se trata de atingir fica determinado de antemão e os dois oponentes se alternam na realização das técnicas de ataque e defesa, com o objetivo de aprender a fazer uso de ambas técnicas e adquirir a distância adequada.


Jiyu ippon kumite


Constitui uma variante evoluída do ippon kumite. Os objetivos deste tipo de treinamento são adquirir o sentido da distância, parar, atacar, conhecer os movimentos do corpo e o deslocamento do centro de gravidade e lançar a ação definitiva. Um dos oponentes, depois de anunciar o objetivo que pretende atingir, lançará um ataque repentino com grande vigor e a máxima velocidade. O defensor parará e contraatacará. Este sistema de treinamento é a fase prévia preparatória para o jiyu kumite.


Rensoku ippon kumite


Realizado a um só passo o ataque se desenvolve por meio de duas técnicas consecutivas, as quais devem ser interceptadas pelo defensor, dentro igualmente de um único deslocamento, antes de efetuar o contra-ataque. Tanto as técnicas de ataque como seus níveis estão estabelecidos de antemão, podendo variar as defesas e os contra-ataques efetuados.


Yakushoku kumite


Constitui uma das variantes mais complexas e formalistas do kihon kumite. Dentro de um número mais ou menos amplo, mas consecutivo, as ações se acham estabelecidas de antemão e regidas pela observância da forma técnica. Em seu desenvolvimento, os ataques e defesas mútuos se vão sucedendo ininterruptamente, estabelecendo um completo curso de ensino com respeito a oportunidades, deslocamentos e resolução de possíveis situações dadas num combate real. Tudo isso forma em seu conjunto uma modalidade próxima aos bunkai dos katas, requerendo seu domínio um profundo conhecimento dinâmico do karate-do.

Nenhum comentário: