Símbolo do Karate Shotokan(Torao)
Foi criado pelo Mestre Gishin Funakoshi, embora nunca tenha dito que fosse o seu estilo. Mestre Funakoshi não compactuava com a idéia de que o Karate fosse dividido em estilos, o que acreditava sim é que o método de ensino fosse diferente de professor para professor.
Quanto à terminologia Shotokan, Shoto era o pseudônimo que o Mestre assinava em seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e Kan significa casa, edifício. Surgiu quando os alunos construíram um Dojo, local de treinamento, e para homenagear o Mestre, deram o nome de Shotokan( a casa de Shoto).
O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes, predominância de movimentos de mão e chutes no máximo até o peito. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dá fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa.
O treinamento segue rigorosamente os três fundamentos, que são a prática do Kata, do Kihon e do Kumite.
Kata significa forma, e somam-se 26 ao todo no estilo Shotokan.
Kihon é a prática dos fundamentos que compõe os golpes, as defesas e as posturas.
Kumite é o treinamento em duplas visando a prática do combate. Incluem-se os movimentos de ataques e defesas combinados do Sanbon Kumite, do Ipon kumite e do jyu ipon kumite, e o jyu kumite, o combate livre.
No estilo Shotokan prioriza-se muito a prática e o estudo do Kata por considerá-lo a síntese da Arte, e é onde realmente o Karateca aperfeiçoa-se em todos os sentidos, na mente, no corpo e no espírito. Infelizmente, poucos são àqueles que se encorajam a dedicar-se ao estudo do kata, talvez, por se tratar de uma prática solitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário